Escola Freudiana de Belo Horizonte

A Sexualidade desde a infância e o mal-estar

Início: março de 2024

Dia/Horário: Quinta-feira, de 18h30 às 20h

Duração: 1 ano (Módulo I e II)

Periodicidade: quinzenal

 

Ementa: Em “Os Três Ensaios sobre Sexualidade” de 1905, a Psicanálise inaugura a descoberta da sexualidade infantil, afirma a descoberta do inconsciente e define o conceito de pulsão sexual. Conceito revolucionário ampliado de sexualidade, como a maior força da humanidade.  O texto torna-se fonte para S. Freud elaborar e publicar os artigos afins que vamos tratar também no módulo I: “Sobre as Teorias Sexuais Infantis” e “Sobre o Esclarecimento Sexual das Crianças”.

A conclusão é de que há uma aptidão inata para a perversão polimorfa na disposição de toda criança e que persiste na vida adulta.

No módulo II, começando pelo estudo “O caso clínico do Pequeno Hans”, de 1909, vamos trabalhar o texto “Mal-estar na Civilização”, de 1930, que tem como tema central o antagonismo irremediável entre as exigências das pulsões e as restrições da civilização.

Modalidade híbrida: Presencial (na sede da EFBH/iepsi) e On-line pela plataforma Zoom (EFBH/iepsi)

 

Coordenação:

Regina Pachêco: (31) 99971-6777 / reginapacheco@terra.com.br

Psicanalista membro da EFBH/iepsi. Pós-graduada em Teoria Psicanalítica – UFMG.  Profª Titular de psicanálise da Faculdade Metropolitana de BH de 2006 a 2010. Coautora, entre outros, do livro Rastros de Amor – psicanálise, conto e poesia.

Os interessados devem preencher o formulário pelo link abaixo e aguardar o contato da coordenação.

Outros seminários

× Como posso te ajudar?